quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Biografia de José Pereira de Campos


José Pereira de Campos (Guarapuava, 22 de Setembro de 1931) é um agricultor e político turvense. Foi prefeito de Turvo entre 01 de Fevereiro de 1983 a 31 de Dezembro de 1988 e, pelo segundo mandato, de 01 de Janeiro de 1997 a 31 de Dezembro de 2000.


Neste post você saber mais sobre estas questões:

- Quem é José Pereira de Campos?
- Quem é Zé Bolacha?
- Quais foram os prefeitos de Turvo?
- Qual prefeito de Turvo já foi reeleito?
- Quais prefeitos de Turvo tiveram dois mandatos?
- Quem foi o primeiro Prefeito de Turvo?

José Pereira de Campos nasceu em 22 de Setembro de 1922, no Distrito de Palmeirinha, município de Guarapuava. Filho de Luiz Pereira Silvério e Elvira Carneiro de Campos.

Do seu primeiro casamento com Evani D’Alda Campos, teve os filhos: Terezinha de Fátima, Luiza Carlos de Campos, João Alberto de Campos e Evani Mari de Campos. Do segundo casamento, com Iraci Aparecida de Campos, teve os filhos: Sônia Regia de Campos e Vera Lúcia de Campos. E ainda criou os filhos adotivos: José, Daniel, Márcia Regina, Arcélio e Tatiane.

José Pereira de Campos, popularmente conhecido como José Bolacha, atua na região de Turvo desde a década de 40. Entre 1940 e 1946 trabalhou como empreiteiro da Madeireira Nacional de Guarapuava, cortando e estaleirando madeira com o auxílio de uma parelha de bois.

A partir de 1946 começou a trabalhar na agricultura, na localidade de Arroio Fundo, onde até hoje tem propriedade agrícola.

Empreendeu no setor agroindustrial instalando uma farinheira de milho – Farinha Pérola – em sociedade com o Sr. José Zeni. A partir de 1975 passou a ser o único proprietário da Indústria de Farinha de Milho “Paioleira”, a qual vendeu em 1985.

José Pereira de Campos sempre foi um cidadão atuante na sociedade, colaborando nos setores religioso, cultural, esportivo e político. O reconhecimento como homem de caráter, honrado e honesto, permitiram a ser o primeiro prefeito de Turvo e o primeiro a exercer um segundo mandato.

José Pereira de Campos iniciou suas atividades na política durante o processo de emancipação do município de Turvo que na época pertencia a Guarapuava. Com o sucesso do movimento de emancipação, obteve o apoio e a indicação do seu nome para concorrer ao cargo de prefeito na primeira eleição municipal, pelo atualmente extinto PDS (Partido Democrático Social). Aceitou o desafio e levou sua mensagem para toda a população. Na condição de primeiro presidente do Diretório Local do PDS, angariou o apoio dos demais membros do partido e, após um trabalho árduo na campanha foi eleito o primeiro prefeito do município de Turvo.

Ao assumir o comando Poder Executivo, a primeira ação do José Pereira de Campos foi estruturar a instalação física da gestão municipal e nomear a primeira equipe de assessores: Luiz Carlos de Campos (Assessor de Gabinete); Jorge Mazurok (Secretário); Arody Portela (Contador); Jurandir de Jesus Oliveira (Tesoureiro); Demétrio Novak (Chefe da Triburação); Edvaldo Padilha Carneiro (Chefe da U. M. C. e J. S. M.); Tereza Cristina Amburanas Nascimento (Recepcionista); Maria Janete Klosovski (Diretora do Departamento de Educação, Cultura e Esportes); Elena Salete Pilatti de Campos (Chefe da Documentação Escolar); Inês Ivete Klosovski (Supervisora do Mobral); e, Agnaldo Pilatti (Divisão de Pessoal).

Na sua primeira gestão, José Pereira de Campos enfrentou as dificuldades naturais de um município em formação, mas graças ao seu dinamismo e fibra, e com a dedicação heroica dos assessores, conseguiu superar todos os obstáculos e dar andamento aos trabalhos. Uma série de ações da prefeitura deu um grande impulso à área rural, que se encontrava abandonada pelo poder público. Ao mesmo tempo buscou encontrar soluções para os problemas da área urbana e atender as necessidades mais prioritárias.


Este artigo é apenas um esboço, para ajudar a incluir informações favor entrar em contato com o autor do blog.


Veja mais:







Precedido por
Pertencia a Guarapuava

1º Prefeito de Turvo
1983 – 1988
Sucedido por
Precedido por

4º Prefeito de Turvo
1997 – 2000
Sucedido por


Nenhum comentário:

Postar um comentário