quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Despachantes de trânsito – Vistoria Digital e arquivamento da Vistoria Manual com a Ordem de Serviço


Este post atende às seguintes questões:

1. Por que os despachantes de trânsito, além da vistoria digital, precisam fazer o decalque manual do chassi e ainda arquivar em seu escritório?

2. Onde diz que é obrigatório os despachantes adotarem este procedimento?


Estou observando nas redes sociais que muitos colegas despachantes estão em dúvida sobre a obrigatoriedade do arquivamento da vistoria manual junto à Ordem de Serviço, chegando a duvidar da veracidade desta exigência. No último parágrafo, da Instrução Normativa nº 001/2016 –COOVE (Ref.: Vistoria Digital) diz o seguinte:

“Nos processos em que forem obrigatórias as vistorias digitais, realizadas por Despachantes, a partir de 18/01/2015, deverá ser confeccionado também o respectivo decalque que deverá ficar arquivado no escritório do Despachante anexo à Ordem de Serviço respectiva.”


Portanto, a exigência é legal e obrigatória. Quem não cumprir com esta regra poderá ser penalizado conforme a lei que regulamenta a atividade no estado do Paraná.

Quantos aos motivos desta exigência, dentre vários, é dar maior segurança aos processos dos despachantes, para os próprios despachantes. Em caso de problemas, este decalque será uma contra prova para esclarecer dúvidas que venham a surgir em determinado processo.

A dica é dar menos ouvidos aos boatos e conferir as fontes, neste caso, a instrução normativa e o posicionamento do Sindepar. O sindicato fornece as informações oficiais, já os boatos das redes sociais, não passam de mera especulação.






6 comentários:

  1. Tudo bem Felipe, tem aquela expressão "manda quem pode e obedece quem tem juízo", más vai ser mais um serviço prestado por nós e sem direito a remuneração. Seria muito mais conveniente e seguro para todos que essa vistoria ficasse junto com processo entregue na Ciretran

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Jair. Eu não participei das negociações destas regras, mas eu concordo com você de que permanecer no processo seria mais razoável.

    Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. E o reajuste de preço da etiqueta e decalque vem em seguida. Complicado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Sandro. Creio que a justificativa do aumento dos custos dos materiais de vistoria seja a reposição da inflação, mas concordo contigo que não veio em boa hora.

      Obrigado, pelo comentário.

      Excluir
  4. Concordo plenamente com todos em que a vistoria manual (decalque) deveria permanecer no processo e não arquivado em nossos escritório, onde seria mais seguro, imagine daqui a mais de 10 anos quantas vistoria nos teríamos em nossos arquivos. Exemplo tenho 40 anos de despachante.

    ResponderExcluir
  5. Companheiro, obrigado pela participação. O assessor técnico do Sindepar já está trabalhando para implantar esta sugestão. Mas vale a pena lembrar que a previsão é até 18/02/2016 entrar em operação a segunda versão do sistema de vistoria e a partir desta data, a vistoria manual poderá ser definitivamente dispensada.

    ResponderExcluir