domingo, 21 de fevereiro de 2016

Cacicopar – O perfil do associativismo comercial e empresarial da região de Guarapuava



É consenso que fomentar o empreendedorismo é promover o desenvolvimento regional. E qualquer ação neste sentido passa pela organização da classe empreendedora através de entidades associativas. Então podemos concluir que fomentar o associativismo, neste caso, também é promover o desenvolvimento regional. O associativismo comercial atua através da ação de empreendedores que além das atividades em seus próprios empreendimentos, dedicam parte do seu tempo e recursos às instituições, de forma voluntária. O voluntariado é o grande diferencial do sistema das Associações Comerciais no Brasil.




A promoção do desenvolvimento regional faz parte do DNA do sistema associativista por todo o país. As entidades que compõem o sistema, na prática, são verdadeiras agências de desenvolvimento local, pois todas as atividades desenvolvidas buscam este objetivo.

Na atualidade o sistema associativista comercial brasileiro atua em três áreas estratégicas:

1. Promoção da cultura associativista mediante a mobilização e integração dos empresários;

2. Prestação de serviços que contribuam para o desenvolvimento das empresas associadas e a sustentabilidade da entidade; e,

3. Articulação de ambiente empresarial favorável para alavancagem da economia local, com reflexos positivos em todos os setores produtivos locais.



Ninguém nega que uma das características fundamentais do processo de desenvolvimento é o trabalho coletivo. Nenhum indivíduo consegue promover o desenvolvimento regional atuando isoladamente, e esta premissa também vale para as instituições. É necessária a ação conjunta e articulada entre sociedade civil organizada, poder público e dos indivíduos para obter o sucesso quando o assunto é desenvolvimento regional – econômico e social.

"Atrás de um homem competente há sempre outros homens".
Provérbio Chinês

O sistema associativista comercial brasileiro é organizado, através de uma entidade máxima, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) que é formada por 27 federações, representantes de cada um dos estados, e estas agregam 2.300 associações comerciais e empresariais que associam por adesão voluntária mais de dois milhões de empresários em todo o país, pessoas jurídicas e físicas, de todos os setores da economia, ou seja, é uma organização sem fins lucrativos e multissetorial. Com associações comerciais atuantes em mais de dois mil municípios, o sistema CACB é uma das organizações brasileiras com maior capilaridade.



No âmbito do estado do Paraná, fundada em 1959, atua a Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná que representa hoje 290 associações comerciais e um universo de mais de 50 mil empresas em todo o Estado. A entidade é uma das maiores instituições do sistema no Brasil, com atuação em 75% dos municípios paranaenses.




Regionalmente, a Faciap atua junto às Associações Comerciais e Empresariais do estado através de 12 coordenadorias regionais e uma delas, fundada em 1992, é a Cacicopar – Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro Oeste do Paraná, atualmente integrada por 16 associações sediadas na região de Guarapuava e abrange um universo de mais de 2.000 empresas associadas por livre adesão.




A Cacicopar tem por objetivo a promoção de ações voltadas ao fortalecimento de cada uma das ACE’s filiadas, assim como proceder ao esforço integrado para o desenvolvimento regional sustentável.



A coordenadoria é uma entidade extremamente importante para a região central do Paraná, devido à necessidade de combater os já exaustivamente comentados baixos índices de desenvolvimento, caraterísticos da região. O sistema associativista utiliza uma metodologia de avaliação das Associações Comerciais e Empresariais – que classifica as entidades em “Incipiente”, “Em Desenvolvimento” ou “Desenvolvida” e, na região de Guarapuava, o cenário econômico também afeta as entidades atuantes neste território, pois a maioria é classificada como “Incipiente” ou em “Em Desenvolvimento” na avaliação da Faciap.

É através da Cacicopar e trabalhando em conjunto, que as 16 associações comerciais tratam dos seus problemas em comum. Mas ainda será necessário trilhar um longo caminho para que todos os associados e diretores de associações comerciais compreendam o quão importante é a Cacicopar para as ACE’s locais.

No dia 19 de Fevereiro à noite, aconteceu em Guarapuava, na sede da Fundação Rureco, a Assembleia Geral Ordinária com eleição e posse da nova Diretoria Executiva da Cacicopar para o biênio 2016/2018. O evento contou com a participação de representantes das associações filiadas. A diretoria anterior fez a prestação de contas da gestão 2014/2016 apresentando o relatório financeiro e as atividades desenvolvidas no período.

Como previsto, foi realizada por aclamação, a eleição e posse da nova Diretoria Executiva para o biênio 2016/2018, composta por chapa única. A diretoria eleita é integrada por representantes de 100% das associações comerciais filiadas à Cacicopar.





Nos últimos anos, a Cacicopar é apontada com uma das instituições que mais cresceram dentro do sistema Faciap. Tanto em representatividade quanto em ações.

Este crescimento é fruto do trabalho em equipe de vários diretores que passaram pela instituição. Foi uma escalada em que cada participante fez o trabalho de entregar a instituição num nível superior daquele em que recebeu da gestão anterior. Todos foram importantes para chegar ao que a Cacicopar é hoje: uma instituição respeitada no meio em que atua.


No decorrer de qualquer processo de crescimento, é normal que algumas situações de mudanças ocorram. As mudanças de rumos são naturais e necessárias para o desenvolvimento. Desde a fundação, em 1992, a Cacicopar sempre foi presidida por empreendedores oriundos da cidade polo, Guarapuava. Exceto numa gestão em que o cargo foi ocupado por um representante do município de Pinhão, uma cidade de médio porte.

"É impossível progredir sem mudança, e aqueles que não mudam suas mentes não podem mudar nada."
George Bernard

Neste sentido, a última gestão foi marcada por uma alteração importante na condução da gestão da Cacicopar, quando um ex-presidente oriundo de uma associação comercial de pequeno porte assumiu o cargo máximo da gestão da instituição. E foi a pequena cidade de Turvo que assumiu os riscos desta decisão através do apoio ao associativista Neuro João Battistelli, um ex-presidente da ACET – Associação Comercial e Empresarial de Turvo, para presidir a Cacicopar entre 2014 e 2016.

Desde então, a Cacicopar iniciou uma nova rota para a entidade trilhar. Com o apoio das demais associações dos municípios da região, aumentou exponencialmente a participação da diretoria em todas as atividades desenvolvidas. De uma entidade que até então realizava reuniões esporádicas com 2 a 4 participantes em média, até 2012, chegou a fazer eventos com mais de 100 lideranças presentes em 2014 e 2015. De uma entidade centrada na figura do presidente da ocasião, a Cacicopar passou a mostrar a força de um grupo de pessoas unidas por um objetivo comum. Acesse a página da entidade no Facebook para ver todos os eventos realizados.

Alguns céticos que duvidaram do poder da região junto à Cacicopar, hoje percebem que as associações comerciais, por menores que sejam, quando lutam em conjunto, podem vencer os grandes desafios, inclusive aqueles que surgem dentro de casa. Num dos momentos mais emblemáticos da última gestão, em que lideranças da maior ACE da região, demonstraram menosprezo à entidade regional, foi necessário ter coragem para, ao contrário do que indica o bom senso, mudar a sede da Cacicopar da cidade polo para a cidade de Turvo, com uma população 10 vezes menor. Mas associativistas de todas as ACEs da região, incluindo integrantes da cidade de Guarapuava, se uniram e fizeram a diferença. E os resultados estão aí para quem quiser ver.

"Nem tudo que se enfrenta pode ser modificado, mas nada pode ser modificado até que seja enfrentado."
Albert Einstein

Nos últimos anos a Cacicopar realizou dezenas de reuniões itinerantes por todos os municípios sede de associações filiadas. Foram debatidos diversos projetos para o desenvolvimento da região junto com as lideranças de outros setores, incluindo prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores. Foram realizados os Fóruns de Desenvolvimento Regional. Muitas viagens e treinamentos para as lideranças do sistema foram uma constante neste período. Já as ACE’s contaram com atividades de apoio à melhoria da gestão através do Programa Capacitar, da Faciap. Através do fomento da Cacicopar, foram criadas duas novas associações comerciais, em Boa Ventura de São Roque e em Foz do Jordão.

A nova gestão (2016/2018) tem o papel de consolidar os trabalhos já iniciados pela Cacicopar e com certeza terá sucesso nesta empreitada, pois manteve praticamente o mesmo quadro anterior, com exceção do cargo de presidente, que agora será liderada pelo associativista Marco Aurélio Borges, de Guarapuava.

"A melhor forma de prever o futuro é criá-lo."
Peter Druker

Àqueles que sentem a necessidade de mudanças para a região do centro do Paraná fica o convite para que participem das instituições dos seus municípios. Seja na Associação Comercial ou em entidades de outro segmento, não importa. Muitas vezes sobram pessoas para avaliar e apontar o que precisa ser feito, mas faltam pessoas para executar. O grupo que hoje está conduzindo a Cacicopar tem consciência que a jornada apenas iniciou e que um longo caminho está pela frente. Quem quiser, pode se juntar a este grupo.




“Quem quer arranja um jeito; quem não quer, arranja uma desculpa.”
Frase frequentemente citada no associativismo 


Atualizado em 19/01/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário