sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Biografia de Divaci Antunes Brolese

Divaci Antunes Brolese Schimanski (Campos Novos - SC, 09 de Setembro de 1938) é uma agricultora, empresária e política turvense. Foi vereadora no município de Turvo por seis mandatos consecutivos, entre 01 de Fevereiro de 1983 e 31 de Dezembro de 2004.

Neste post você saber mais sobre estas questões:

- Quem é Divaci Antunes Brolese?
- Quais foram candidatos a vereador de Turvo?
- Quais foram os vereadores de Turvo?

Divaci Antunes Brolese Schimanski é filha de Fábio Pedro da Fonseca e Francisca Martins da Fonseca.

Chegou em Guarapuava em 1951 e em 1956 casou-se com Júlio Schimanski e tiveram os filhos: Arlete, Cleusa, Carlos Alberto, Alexandre, Aleixo, Meire Terezinha, Jean, Marissol e Romualdo.

Em 1966 adquiriu uma residência na localidade de Passo Grande e abriu a empresa Comercial São Sebastião – Secos e Molhados.

Divaci foi professora em Guarapuava (Bairro Aeroporto) e em Turvo na localidade de Passo Grande.

Divaci Antunes Brolese Schimanski foi a primeira representante feminina na política do município de Turvo, elegendo-se vereadora na eleição de 1982 com 209 votos para o mandato entre 01 de Fevereiro de 1983 a 31 de Dezembro de 1988.

Na sua segunda candidatura reelegeu-se vereadora em 1988 com 229 votos.

O seu terceiro mandado consecutivo de vereadora ocorreu na eleição de 1992 obtendo 373 votos.

E na eleição de 1996, além de obter seu quarto mandato consecutivo de vereadora, Divaci Antunes Brolese Schimanski, obteve o record de votação para o cargo de vereador da história do município de Turvo, com 748 votos.

Em 2000 foi reeleita com 431 votos sendo a segunda candidata mais votada neste preito.
E em 2004 se elegeu para o último mandato de vereadora, com 424 votos.

Divaci é a vereadora que possui, junto mais dois políticos turvenses, o record de mandatos de vereador na história do município, com seis mandatos consecutivos.

Na eleição de 2008, Divaci Antunes Brolese Schimanski foi candidata a vice-prefeita na chapa com Nacir Bruger como candidato a prefeito e ficaram na segunda colocação.

Em 2012 novamente Divaci Antunes Brolese Schimanski foi candidata a vice-prefeita com o Roberto Dimas Garcia Correa como Prefeito e obtiveram a terceira posição do pleito.

Na eleição de 2016, Divaci não participou como candidata mas seu filho, Carlos Alberto Schimanski foi candidato a vereador e se elegeu com 327 votos para o seu primeiro mandato.


Fontes:

- Câmara Municipal de Turvo
- Tribunal Superior Eleitoral


Este artigo é apenas um esboço, para ajudar a incluir informações favor entrar em contato com o autor do blog.


Veja mais:



Nenhum comentário:

Postar um comentário