terça-feira, 22 de novembro de 2016

Mapas Históricos do Paraná: 1912


O ano de 1912 é importante na História do Paraná. Inicia-se a “Guerra do Contestado” entre os caboclos denominados pejorativamente de “fanáticos” e as forças militares da sociedade organizada.

O mapa destaca a importância da ferrovia São Paulo - Rio Grande, concluída pelos norte-americanos da “Brazil Railway Company”, passando ao sul de União da Vitória, em pleno território contestado.

A valorização das terras provocadas pela sua construção no vale do rio do Peixe foi um dos motivos do conflito armado iniciado em 1912.

Até 1916, os interesses geopolíticos do Paraná concentravam-se no Contestado. Mas uma outra região começa a destacar-se: o Norte Pioneiro. Novas forças vivas e fecundas começam a despontar em seu território, iniciando a produção de café em larga escala.

Nota-se que o vizinho Estado de São Paulo já fez encostar os trilhos da Sorocabana no Norte Pioneiro, sendo que a construção do ramal Jaguariaíva – Jacarezinho ainda está no projeto e seria concluído somente em 1930. São Paulo queria atrair para o seu território toda a produção do Norte do Paraná. É o denominado “perigo paulista”.

Em 1912 a grande via de transportes é a São Paulo – Rio Grande, ligando o extremo Sul com São Paulo, cortando o Paraná de norte a sul. Constata-se que até esse ano não havia ocorrido nenhuma penetração de vulto em direção ao fecundo oeste.

Fonte: ITCG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário