terça-feira, 27 de outubro de 2015

Detran do Paraná é pioneiro em sistema de Vistoria Eletrônica no Brasil



As vistorias de veículos realizadas no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) vão ficar mais modernas, seguras e rápidas.

Lançado em maio deste ano, um novo sistema inédito no Brasil, que passa a ser testado pela autarquia em todo o Paraná, vai substituir o uso de papel por arquivos eletrônicos.

 


Um aplicativo de celular permitirá que os vistoriadores do Detran e despachantes credenciados ao órgão façam a vistoria passo a passo, com inclusão de fotos, observações importantes e dados de identificação do veículo.

Desenvolvido em parceria pelo Detran, Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e Sindicato dos Despachantes do Estado (Sindepar), o aplicativo apresenta um roteiro em que são preenchidas informações de placa, renavam e chassi do veículo, além de incluir fotos de cada item vistoriado, como lacre, motor, frente e traseira do veículo, assim como avarias encontradas.

"O Paraná é o primeiro Estado do País que terá a vistoria totalmente eletrônica, por celular e transmitida via wifi 3G ou 4G", explica o diretor-geral do Departamento, Marcos Traad.

Ele explica que uma vistoria mais apurada e tecnicamente aperfeiçoada garante dados mais precisos e, assim, o cidadão tem mais segurança no momento de comprar ou vender um veículo. “Por ser online, o novo sistema permite ao Detran fazer auditoria nos processos e acompanhar em tempo real as vistorias realizadas, sem acúmulo de papel ou burocracia”, completa ele.

"Cada passo foi pensado e construído em conjunto com uma comissão de vistoriadores. O diálogo foi importante para avançar e tornar um projeto deste porte realidade", destaca o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.




 



FACILIDADE – Lançado para os despachantes de todo o Estado e para vistoriadores do Detran de Curitiba o sistema foi testado e aprovado.

“Nós participamos da construção do aplicativo e acreditamos que chegamos a uma versão que vai facilitar muito a vida dos usuários, despachantes e vistoriadores. É um sistema fácil e muito completo. Mais uma vez, o Paraná sai na frente e serve de modelo ao Brasil”, avalia o presidente do Sindicato, Everton Callamuci.

"Esse sistema é extremamente moderno e vai revolucionar os serviços de veículos prestados aos cidadãos", comemorou o despachante Roberto Ramos do Prado Succar, de Maringá.

A previsão é que dentro de alguns meses o sistema entre em operação em todo o Estado do Paraná.

Fonte: Detran-PR.











Nenhum comentário:

Postar um comentário