terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Detran-PR anuncia mudanças para candidatos à primeira CNH

Aulas práticas vão aumentar para as categorias A e B.
Autoescolas têm 90 dias para se adequarem às novas regras.


O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) anunciou nesta terça-feira (9) as mudanças para retirada da primeira Carteira de Habilitação. De acordo com a portaria 635, os Centros de Formação de Condutores do Estado têm o prazo de 90 dias para se adequarem as novas regras.

Segundo o Detran, esse período de adequação é necessário para que as autoescolas tenham condições de atender as demandas dos alunos, cumprir contratos já firmados e também encaminhar os candidatos aos exames práticos de direção.

Entre as principais modificações está o aumento da carga horária para as categorias A (motos) e B (carros e veículos comerciais) e a realização de aulas noturnas. Segundo a resolução 493 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o uso de simulador é opcional. No entanto, o Detran-PR deve analisar a utilização do equipamento junto às autoescolas.

A carga horária para quem pretende obter a Autorização de Circulação e Ciclomotor (ACC) e para os candidatos à categoria B passa a ser de 20 horas de aulas práticas. Para os candidatos à categoria B, que já possuem 20 horas/aulas, haverá um acréscimo de cinco horas/aula que devem, obrigatoriamente, ser feitas no período da noite.

Exame prático
Depois da avaliação prática, o instrutor deverá fornecer ao Detran um relatório sobre o desempenho do aluno e como este se comporta em relação as responsabilidades no trânsito. O relatório poderá ser enviado por meio eletrônico.
As novas regras, publicadas nesta terça-feira (9) pelo Detran, só tem validade para os processos que serão abertos a partir de março de 2015.

Fonte: G1
Link:



Nenhum comentário:

Postar um comentário