quinta-feira, 11 de julho de 2013

Santa Maria do Oeste comemora 23 anos

Aniversário será marcado por missa no CTG Pampa Amigo e distribuição de bolo

Diário de Guarapuava
Mariana Rudek

Hoje, Santa Maria do Oeste comemora 23 anos de emancipação política. Como programação de aniversário, às 14h, será celebrada uma missa no CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Pampa Amigo e em seguida será distribuído um bolo aos fiéis que acompanharam a celebração.
 
O município essencialmente agrícola, que não passava de um distrito no início da década de 1990, hoje conta com indústrias que fomentam as atividades do campo. Santa Maria era o nome do distrito administrativo de Pitanga que deu origem ao município. Na época, os moradores do distrito estavam insatisfeitos com a pouca atenção que Pitanga direcionava aos distritos. O pedido de emancipação foi votado e sequer questionado pela administração da cidade mãe.
 
Embora a emancipação tenha sido concedida a Santa Maria em 1990, a primeira eleição ocorreu apenas em 1993, quando Evaldo Leal, irmão do atual prefeito, Claudio Leal, assumiu a gestão municipal.
 
Desde que Santa Maria foi colonizada, no início do século 20, a região já era predominada pela agricultura familiar. Grande parte das famílias sobrevive de pequenas propriedades, nas quais a produção de leite, erva-mate, milho e soja são as principais atividades.
 
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Santa Maria do Oeste tem a população estimada em 11.497 habitantes, com 87% da população católica. O PIB do município em 2010 registrou R$ 73.068.000, chegando a um valor de R$ 6.355,36 per capita. Sendo que 52% do valor do PIB é oriundo de serviços, a outra parte expressiva, 32% é proveniente da agropecuária.
 
A cidade ainda se destaca pelas belezas naturais e o turismo rural. Cachoeiras, rios e belas paisagens atraem turistas de toda região. O turismo religioso também é explorado com as inúmeras grutas dedicadas a santos católicos.
 
Fonte: Diário de Guarapuava.
Link:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário