segunda-feira, 5 de novembro de 2012

No Território da Cidadania Paraná-Centro, jovens ‘descobrem’ o empreendedorismo

Alunos do ensino médio realizam debate com empresários da região e surpreendem com potencial para negócios

Da Redação(Sebrae/Pr)





Os alunos do Colégio Estadual Faxinal da Boa Vista, no Distrito de Ibema, distante cerca de 40 quilômetros da cidade do Turvo, na região central do Paraná, viveram uma experiência diferente na semana que passou. Eles ouviram atentos, durante a “Feira de Profissões”, que já virou uma tradição na localidade, a história de vida e a experiência de empresários que superaram dificuldades nos negócios e que, assim como eles, já foram muito jovens e inexperientes.
O bate-papo, entre estudantes, empreendedores e empresários, recebeu o nome de “Momento Empreendedor” e é uma ação-piloto proposta pelo Sebrae/PR em Guarapuava, para estimular a cultura empreendedora entre os jovens. O “Momento Empreendedor” é iniciativa do Projeto Território da Cidadania Paraná-Centro, que tem como objetivo dar dinamismo empresarial aos municípios da região, por meio do empreendedorismo e das micro e pequenas empresas.
O Distrito de Ibema tem a economia voltada à indústria de papel e, com os empregos restritos, o êxodo dos jovens, para outras cidades, tem sido cada vez maior. “Quisemos com esse evento despertar e aumentar a autoestima dos jovens que residem na região, fazendo-os acreditar e confiar que o empreendedorismo pode alavancar não somente seu crescimento pessoal como o da região na qual eles vivem”, analisa o consultor do Sebrae/PR, Cecílio Max Lira Batista.
Os estudantes reuniram alguns empresários da região para um debate onde os convidados contaram experiências, desafios e superações enfrentados durante a gestão de seus empreendimentos. “Nós provocamos algo para que esses jovens pudessem se organizar e eles responderam com esse debate. Cuidaram de todos os detalhes do evento, desde o convite, a divulgação até o café servido aos participantes”, analisa o consultor.
A Associação Comercial e Empresarial do Turvo (ACET) foi parceira do Sebrae/PR na ação que movimentou a “Feira de Profissões”. O vice-presidente da ACET, Felipe Brugg, acredita que a comunidade local saiu vencedora com o debate sobre empreendedorismo, promovido durante o “Momento Empreendedor”. Tanto por desmitificar a tese de que os alunos do ensino médio não teriam interesse em conduzir projetos da escola quanto por terem surpreendido na execução da ação.
“Para os empresários que contaram suas histórias, foi uma oportunidade de retribuir à comunidade as oportunidades oferecidas, incentivando o comportamento empreendedor entre os jovens e, também, melhorando a imagem da classe empresarial junto à opinião pública local”, avalia Brugg, da ACET.
Segundo Sidnei Antonio Bührer, diretor do Colégio Estadual Faxinal da Boa Vista, o sentimento dos alunos foi de que podem fazer acontecer, quando querem. “Para a escola foi um momento muito vantajoso de aprendizagem. Os alunos protagonizaram uma ação com suas próprias ideias e experimentaram trabalho em equipe, colaboração, mobilização pró-ativa e interação. E, a partir do evento, se desenharam outras ações que serão implantadas em outros momentos.”
“Nós propusemos um trabalho a eles e demos um suporte. No final, nos surpreendemos com a eficiência de realização desses jovens. O empreendedorismo e as micro e pequenas empresas são a força motriz para o desenvolvimento dos municípios. Ao estimularmos os jovens a adotarem um comportamento empreendedor, estamos motivando-os e preparando-os para o futuro. O empreendedorismo precisa ser despertado, para que se torne realidade, gerando empregos e renda”, reforça o consultor do Sebrae/PR, Cecílio Max de Lira Batista.
 
Território da Cidadania
Uma característica marcante nos municípios que formam o Território da Cidadania Paraná-Centro são os baixos índices de desenvolvimento humano e de desenvolvimento empresarial. Razão pela qual o Sebrae/PR e mais de 15 instituições parceiras promovem ações coletivas e integradas na região – assim como nos Territórios da Cidadania Cantuquiriguaçu, Norte Pioneiro e Vale do Ribeira -, com objetivo de melhorar o ambiente para o desenvolvimento.
Fazem parte do Território da Cidadania Paraná-Centro os municípios de Altamira do Paraná, Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Iretama, Laranjal, Manoel Ribas, Mato Rico, Nova Cantu, Nova Tebas, Palmital, Pitanga, Rio Branco do Ivaí, Roncador, Rosário do Ivaí, Santa Maria do Oeste, Turvo, Cândido de Abreu e Guarapuava. Cecílio Max de Lira Batista acredita que ações como o “Momento Empreendedor”, que mobilizou jovens estudantes e empresários, podem ser estendidas para outras localidades do Território Paraná-Centro.
“Aos poucos, com ações simples, focadas e envolvendo a participação das comunidades, vamos transformando a realidade local”, afirma o consultor do Sebrae/PR.
 
Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

Fonte:

http://www.pr.agenciasebrae.com.br/noticia/19213776/empreendedorismo/no-territorio-da-cidadania-parana-centro-jovens-descobrem-o-empreendedorismo/?indice=0

http://guarapuava.diarioagora.com.br/noticias/regiao/17,7843,05,11,jovens-participam-de-ldquomomento-empreendedorrdquo.shtml

http://www.redesuldenoticias.com.br/noticia.aspx?id=46740


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário