domingo, 14 de outubro de 2012

Despachantes de trânsito recebem certificação

Na última sexta-feira (5) cerca de 150 despachantes de Curitiba e Região Metropolitana receberam o certificado de participação do curso de capacitação dos despachantes do Paraná. O jantar promovido pelo Sindepar, Fecomércio e Detran também comemorou o dia dedicado a estes profissionais (21/09) e o lançamento oficial do selo de segurança da categoria.

A cerimônia contou com a presença do diretor-geral do Detran Paraná, Marcos Traad, o presidente do Sindepar, Everton Calamucci e o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac do Estado, Darci Piana. Também estiveram presentes representantes do Ministério Público e dos três poderes, além de presidentes e diretores de sindicatos. Ao todo, o evento reuniu cerca de mil pessoas.

Nos últimos cinco meses, mais de 96% dos despachantes participaram de uma atualização realizada em 14 cursos, em 12 cidades do estado, pelos colaboradores do Sindepar e do Detran do Paraná. O objetivo foi diminuir o número de erros nos procedimentos e ainda abordar assuntos relacionados ao trabalho desses profissionais como legislação, técnicas de vistoria e atendimento.

“As capacitações foram realizadas em unidades do Sesc de todo o estado, entre 18 de maio a 15 de setembro, e contaram com a participação de mais de 800 profissionais da área”, explica Maria de Jesus de Paulo, chefe da Divisão de Registro de Veículos do Detran, que ministrou aulas do curso.

A atualização marca o início de um projeto de reformas de base da categoria, conforme conta o presidente do Sindepar, Everton Calamucci. “Só através da qualificação contínua dos profissionais poderemos atingir nosso objetivo, que é a qualidade do serviço público e o atendimento com excelência”, declarou.

SELO DE GARANTIA - A parceria entre os órgãos também permitiu o surgimento de um seguro inédito no Brasil que vai proteger as vistorias feitas em veículos por despachantes do Paraná. Um selo de garantia assegura que se houver alguma falha em serviços prestados por um despachante adepto ao seguro, que resulte na emissão do Certificado de Registro de Veículo, o usuário será devidamente ressarcido.

O cidadão que efetuar a vistoria em um despachante segurado, receberá selo adesivo de garantia fixado no formulário de serviço. A contratação do seguro não é obrigatória e cabe a cada despachante escolher oferecer essa segurança adicional ao cliente.

O prazo para início do uso do selo de segurança foi prorrogado, por duas semanas, e começará na próxima segunda-feira (15). O adiamento ocorreu devido a greve bancária e dos Correios que atrasou a compra e entrega do selo aos despachantes do interior do Estado.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social (Detran/Pr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário