quarta-feira, 10 de outubro de 2012

"A comunidade faz a sua parte, a Prefeitura cumpre a dela e isso é muito bom", diz cacique


Turvo abriga gente de várias origens étnicas o que dá uma riqueza cultural diversificada. São famílias com várias descendências, com seus usos, costumes, e tradições. Entre essas famílias destacam-se as caingangues e guaranis. A reserva indígena guarani, por exemplo, é composta por 22 famílias, lideradas pelo cacique Lauri Pires de Lima.

Entrar na aldeia é poder se apreciar a reserva de mata nativa nos 18 mil hectares de área e saber que a cultura guarani está sendo preservada. "Nunca vamos deixar de lado a nossa cultura, a nossa língua materna", disse o cacique.

A atividade artesanal também é preservada, mas para ter acesso a qualquer produto é necessário encomendar com antecedência. "Vender artesanato em Guarapuava e em outras cidades é muito sofrido", observa Lauri.





Além da cultura para a subsistência das famílias, uma das atividades que gera renda para a comunidade é a erva-mate nativa. "Hoje temos boas estradas, cascalhadas e conservadas e isso nos ajuda na retirada da erva", afirma o cacique.

Mas não é apenas a manutenção das estradas que recebe elogios do cacique. "A nossa saúde está sendo muito bem assistida. No setor da educação agora também temos tudo o que precisamos", diz. As crianças não precisam sair da aldeia para estudar. Uma escola construída pelo Governo do Estado em parceria com o Município oferece de primeira a oitava série do ensino fundamental. O ensino médio é cursado em colégios fora da reserva para o qual os estudantes contam com transporte escolar. 

A abertura dada pelo prefeito Marcos Seguro à liderança guarani valoriza a comunidade. "Hoje o que é muito bom é o livre acesso que tenho no gabinete do prefeito, dos secretários, nos departamentos que preciso. A nossa comunidade não precisa ficar esperando para ser atendida e isso é uma das melhores coisas da atual administração", elogia o cacique. "A comunidade faz a sua parte, a Prefeitura cumpre a dela e isso é muito bom", completa Lauri.


Nenhum comentário:

Postar um comentário